top of page

A condenação e salvação do homem

  • Foto do escritor: Marcelo Caldas
    Marcelo Caldas
  • 7 de abr. de 2017
  • 5 min de leitura

Hoje me fizeram a seguinte pergunta: O que acontecerá com aqueles que nunca ouviram a pregação do evangelho? Eles terão uma chance no milênio? ou não? ou já estão julgados? Aqui existem 2 perguntas que devem ser respondidas separadamente mas todas as respostas convergem numa só: a condenação ou salvação humana.

Em meu curso de Mestrado pela SouthEastern, tendo aulas com o Dr. Jonh Hammet, exímio professor de Teologia Sistemática, ao qual criou uma apostila da mesma matéria que serviu como base para livros de teologia sistemática muito densos como o de Alan Myatt, pensamos um pouco sobre o assunto; de um lado a doutrina da eleição (Calvinismo) – em que Deus separou seus eleitos desde a fundação e do outro o livre arbítrio (Arminianismo).

Minhas respostas serão simplórias, mas bíblicas. Tendo como referencia apenas a Palavra de Deus, e nada mais. Como um bom batista, não me considero nem seguidor de Calvino nem de Armínio, pois a Bíblia dá respaldo para ambas teologias, cada um separa os textos que lhes convém para defender a sua doutrina. Prefiro crer no Deus do Salmo 139, em que pela sua presciência “escreveu todos os nossos dias quando nenhum deles havia” (v16) mas também o Deus de João 4:23 “em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”

Portanto não há resposta fácil ou certa, nem a teologia “definitiva”, mas um conjunto entre o pensar e equilíbrio que devam ser considerados para uma sã doutrina e de certa dose de razoabilidade e de lógica. Portanto vamos as nossas respostas:

A Bíblia nos diz que: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram... No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir”. Romanos 5:12,14. Este texto estabelece nossa condição de pecadores desde Adão, portanto condenados estávamos desde o Éden.

Mas o mesmo capítulo 5 de Romanos nos alenta: “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” Romanos 5:18-20.

Estabelecemos o parâmetro para primeira resposta: No tempo da Graça, Só em Cristo Jesus há salvação! No tempo do Antigo Testamento apenas o povo de Israel era escolhido, há da parte de Deus um plano vicário desde a queda, isto não incluía toda humanidade literal, mas apenas aqueles em que fizeram parte daquele povo escolhido: “Porém escolhi a Jerusalém para que ali estivesse o meu nome; e escolhi a Davi, para que estivesse sobre o meu povo Israel”. 2 Crônicas 6:6.

A partir da dispensação o foco não mais era o povo de Israel e sim os “escolhidos e achados pela Graça”: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8. Isto fora estabelecido na Grande Comissão de Matheus 28:19 e Atos 1:8, pois todos os profetas apontavam 600 anos antes que Jesus viria para redimir o mundo.

Estabelecemos o parâmetro da Salvação: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6. Isto não quer dizer que antes de Jesus aparecer encarnado todos se perderiam, aqueles que criam em Yaveh e eram justos estaria diante do Rei; vemos isso em toda saga de Israel em que o “filho do Homem” apareceu a vários heróis da fé dentre eles Daniel (o quarto homem na fornalha), Isaías (visão do servo sofredor, Capitulo 53) dentre outros, em que os autores às vezes descreviam o “filho do homem” como anjos ou o próprio Deus encarnado.

O fato é que “Só em Jesus há salvação!” e isto é atemporal, independe de tempos e lugares, hoje, temos o consolador que faz a ponte entre nós e o Pai e Filho, apenas aqueles que, por meio de Cristo foram justificados herdarão o Reino dos céus.

Aqui já respondemos a segunda pergunta; haverá uma segunda chance no milênio? Antes de responder precisamos entender as três posições teológicas a respeito:

É importante salienta que esta prisão de satanás possui três teorias importantes: 1. Postmilenismo – que considera os mil anos literais, sendo preso e reinando Cristo após este período. 2. Premilenismo – que também considera os mil anos literais, mas que Cristo já inicia o seu reinado neste período e 3. Amilenismo – que considera os mil anos como subjetivos, considerando apenas um tempo perfeito de Reinado de Cristo (10 x 10 x 10). Esta teoria Cristo reina nos corações dos crentes, não é algo literal e termina na segunda vinda de Cristo.

Sobre o julgamento, os cristãos mantêm dois pontos de vista fundamentais relacionados com a primeira ressurreição: (1) Alguns acreditam que a primeira ressurreição é espiritual (em nosso coração quando nos salvamos) e que o milênio é nosso reinado espiritual com Cristo entre sua primeira e sua Segunda Vinda. Nesse lapso somos sacerdotes de Deus porque Cristo reina em nosso coração. Segundo este ponto de vista, a segunda ressurreição é a ressurreição corporal de todas as pessoas para o julgamento. (2) Outros acreditam que a primeira ressurreição terá lugar depois que Satanás seja anulado. É uma ressurreição física dos crentes, os que logo reinarão com Cristo na terra durante mil anos. A segunda ressurreição ocorre ao final deste milênio a fim de julgar aos não crentes que tivessem morrido.

Portanto durante o milênio será destinado a uma “ultima leva de crentes” a se juntarem aos demais; Apocalipse 7:13,14 diz: "E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro".

Concluímos então que nem toda humanidade será salva. Apenas aqueles que foram separados por Deus como povo eleito, que tiveram vislumbres da vinda de Cristo, que o aceitaram no tempo da graça e que foram salvos no tempo da grande tribulação. Que eu e você sejam contados entre “os benditos do Pai, Vinde!”

Comentários


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Entre em contato:
(71) 8749-7499

Encontre-nos:
Rua Brasília Lemos, 08 - Jd Pituaçu
Salvador  – BA 40.000-000

© 2014 - Desenvolvido por MC

Plataforma Wix

bottom of page