![]() Consulta Quilombola 2014 |
---|
![]() Pesquisa nas vilas |
![]() Vilas sem o Evangelho |
Informações Gerais
A Pesquisa Nacional Segmentos Tradicionais Comunidades Quilombolas é uma pesquisa organizada e coordenada pela Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil em parceria com a Associação de Missões Transculturais do Brasil (AMTB) e o Instituto Antropos, que tem como objetivo mensurar a real necessidade do trabalho missionário evangélico entre as comunidades quilombolas do Brasil visando ações missionárias de evangelização, plantio de igrejas e ministérios de compaixão.
Estamos responsáveis em mapear as 474 comunidades, distribuídas por 50 cidades no Estado da Bahia
Pequisa Nacional Povos Minoritários
Quilombolas
Quem são
Quilombolas são afrodescendentes, oriundos dos quilombos, que se organizam em comunidades próprias e mantém sua identidade. São, hoje, em geral, muito pobres e predominantemente negros e mestiços.
Quantos são
São 2.849 (maio/2016) comunidades reconhecidas oficialmente pelo Estado brasileiro, porém o número final pode chegar a mais de 5.000 comunidades em todo o país.
Os Estados com maior número de comunidades quilombolas certificadas são a Bahia, Maranhão, Pará, Minas Gerais e Pernambuco.
Desafios
Calcula-se que sejam mais de 2.000 comunidades quilombolas sem presença de igrejas evangélicas. Um grande desafio é mapeá-las quanto à realidade religiosa e social; outro, é plantar igrejas entre elas.
Pedidos de oração pelo segmento quilombola:
-
Pela mobilização e envolvimento da igreja brasileira.
-
Por mais obreiros.
-
Pela Pesquisa Nacional Segmentos Tradicionais - Comunidades Quilombolas.
-
Por mais pesquisadores.
-
Pela evangelização dos quilombolas.
-
Por surgimento e fortalecimento da liderança autóctone.
-
Libertação espiritual do povo.
-
Transformação integral.
-
Crianças quilombolas.